Ver todos os patrocinadores

Arbeloa: "O Real Madrid sempre volta, caímos muitas vezes e nos levantamos muitas vezes"

"Aqui defendemos algo que é muito maior que todos nós e que nosso prestígio, que é o escudo do Real Madrid", disse nosso treinador.

Arbeloa: "O Real Madrid sempre volta, caímos muitas vezes e nos levantamos muitas vezes"
NOTÍCIAEnrique ÁlvarezRepórter Fotográfico: Antonio Villalba (Barcelona)

Álvaro Arbeloa compareceu diante da imprensa na sala de conferências do Camp Nou e analisou a partida da 35ª rodada da LaLiga contra o Barcelona. O treinador do Real Madrid começou referindo-se ao lance da cotovelada na área sobre Bellingham: "Para mim, ficou claro que houve uma cotovelada e será necessário perguntar por que o VAR não interveio. Parabenizo o F. C. Barcelona por ter conquistado a LaLiga hoje em um jogo que foi muito favorável para eles desde o início. Agora, seguimos focados nos três jogos que nos restam.”

Mensagem aos torcedores
“Não podemos dizer muitas coisas porque entendemos a frustração, o desencanto e a insatisfação que devem sentir com esta temporada. A única coisa que podemos fazer é trabalhar, olhar para o futuro e aprender com tudo o que fizemos de errado este ano. Sabemos que o Real Madrid sempre volta. Somos uma equipe que caímos muitas vezes e nos levantamos muitas vezes, mas neste momento entendo a raiva que qualquer torcedor madridista pode ter, assim como nós temos. Isso é algo muito claro, e temos que trabalhar para reverter a situação atual.”

Mbappé poderá jogar até o final da temporada?
“Não sei. Restam duas semanas e, conforme evoluir do desconforto que ele tem neste momento, veremos se ele poderá jogar ou não.”

Gostaria que Mbappé tivesse viajado?
“Eu gostaria que ele estivesse 100% e que pudesse jogar desde o início. Isso é o que realmente teria me agradado.”

A reta final da temporada
“Vou encarar com ainda mais responsabilidade, sabendo que nossa temporada acabou hoje. O que não podemos fazer é desistir, nem de longe. São três jogos que precisamos entrar para ganhar. Aqui defendemos algo que é muito maior que todos nós e muito maior que o nosso prestígio, que é o escudo do Real Madrid, de milhões de torcedores. Temos que mostrar que estamos realmente magoados jogando três grandes partidas e conquistando três grandes vitórias.”

A partida
“O jogo ficou muito complicado para nós logo no início. Estávamos enfrentando uma grande equipe, que é muito boa quando está com o placar a favor. Eles sabem administrar muito bem a posse de bola, posicionando muitos jogadores, e são uma equipe muito bem trabalhada que fez uma grande partida. É uma pena não termos marcado em algumas das chances que tivemos, mesmo com o 2-0, para mostrar que podíamos estar no jogo. Não era um cenário nada fácil para os jogadores, e eu pedi que eles dessem o máximo até o final, independentemente de como estivéssemos no placar, e isso foi o que tentamos fazer.”

O futuro do time
“Temos um grande elenco do qual podemos extrair muito rendimento. Não quero que isso soe como desculpa, mas está claro que não foi nada fácil por tudo o que aconteceu nesses meses, com muitas ausências de jogadores importantes. A partir disso, acredito que o clube sempre buscará melhorar, considerando que temos um elenco com jogadores muito bons, que qualquer equipe da Europa gostaria de ter. Agora só nos resta pensar no futuro e entender todas as coisas que precisamos corrigir e fazer muito melhor na próxima temporada. Não há mais nada da nossa parte.”

Como estruturaria as bases do time?
“Acredito que isso não cabe a mim analisar. Como disse em muitas ocasiões, precisamos dar um passo adiante coletivamente, ter uma ideia muito mais clara do que queremos fazer e priorizar o coletivo sobre o individual. Além do talento, sempre precisamos ter uma ideia muito clara, e, para mim, esse é o princípio. Acima de tudo, também aprender que perdemos muitos pontos contra equipes e em partidas que não deveríamos. Você pode jogar contra o Barça e perder. É uma equipe do seu nível, mas há muitos jogos que não podem escapar como escaparam. Com certeza, esse é um dos aprendizados.”

Seu futuro
“Com certeza, teremos uma conversa com o clube, como é normal. Agora, o que quero é que a equipe termine bem, que não desista nesses três jogos. Acho que haverá momentos para jogadores que estão treinando bem e que terão a oportunidade de somar minutos e terminar a temporada em campo. Esse será meu objetivo e meu foco nessas duas semanas. O que o futuro nos reserva, veremos a partir de 24 ou 25 de maio.”

Por que Huijsen não jogou?
“Ele queria jogar, mas se sentia muito fraco e bastante debilitado quando aqueceu. Foi decisão minha que jogasse Raúl (Asencio) porque acreditava que, em uma partida como esta, precisávamos de energia em todas as posições. Por isso foi tomada essa decisão.”

 

Aviso: Tradução gerada por inteligência artificial. Pode conter imprecisões.