Arbeloa: "Enfrentamos mais uma saída muito complicada e exigente"
“Estamos conscientes de que ainda resta muita LaLiga e vamos lutar em cada partida para somar os três pontos e para conquistá-la”, acrescentou nosso treinador.
Álvaro Arbeloa compareceu perante os meios de comunicação na Ciudad Real Madrid e analisou a partida contra o Celta, correspondente à jornada 27 da LaLiga (sexta-feira, 21:00 h; Orange TV e Movistar LaLiga): “Enfrentamos uma saída que não será nada fácil contra uma grande equipe e um treinador que está fazendo as coisas maravilhosamente bem. É uma equipe bem trabalhada, que está jogando com muita confiança. Eles vêm de quatro vitórias consecutivas e estão jogando realmente bem futebol. É um estádio onde sempre há uma grande atmosfera toda vez que o Real Madrid joga. Assim, será mais uma saída muito complicada e exigente”.
“Tivemos duas derrotas seguidas na LaLiga, não levamos em conta a da Champions. Claro que em um clube como o Real Madrid a derrota é sempre difícil de gerir pelas expectativas e pela exigência, mas neste momento a única coisa em que pensamos é na partida de amanhã. É a única coisa que nos preocupa".
É uma final?
“Sabemos o que vamos enfrentar, somos conscientes e fomos nos dois jogos que não conseguimos vencer. Sabemos o nível que temos que apresentar se quisermos vencer contra um grande adversário e sabemos que depende muito de nós mesmos e do nível que apresentarmos. Para nós, o passado não existe e só pensamos em Balaídos”.
Mbappé
“Falo com ele todos os dias. Claro que estamos atentos ao que acontece com ele e como ele está. A cada dia ele está melhor, é um processo em que vamos acompanhar dia a dia observando suas sensações, mas até agora são todas boas notícias. Ele está cada vez melhor”.
Situação no caso de não poder lutar por LaLiga e Champions
“Amanhã jogamos. Deixe-nos ir a uma partida complicada como a de amanhã com a esperança de que vamos conquistar os três pontos. São 36 pontos que ainda temos para disputar, mas estamos a 4 pontos, não a 18. É nisso que temos que pensar. Não queremos nos colocar em situações que ainda não aconteceram. E, aconteça o que acontecer, isto é o Real Madrid. Enquanto matematicamente pudermos lutar, lutaremos. E se algum dia chegar o momento em que matematicamente não pudermos lutar, continuaremos lutando. Este é este clube. Eu não entendo o Real Madrid de outra forma que não seja continuar lutando. É isso que vamos fazer.
Ambiente
“Entendo que, após duas derrotas como as que sofremos, o ambiente não seja o mais positivo, mas dentro do vestiário estamos muito conscientes de que ainda resta muita LaLiga e vamos lutar cada partida para somar os três pontos e para conquistá-la”.
Temporada sem títulos
“Só penso na partida contra o Celta. É a única coisa que ocupa minha mente neste momento, é nisso que estou focado e no que vou trabalhar com meus jogadores. Não penso em absolutamente mais nada”.
Explicação das derrotas
“Não é que eu não goste, mas entendo que o importante não é explicar o fracasso, e sim vencer. Não adianta nada explicar por que você perdeu. No Real Madrid o que importa é vencer a próxima partida. Claro que eu poderia falar sobre processos de aprendizado, mas como já disse, não serviria de muito. Estou muito consciente de que a equipe pode jogar melhor, temos um grande elenco. Amanhã vamos disputar uma partida muito difícil com muitas ausências. Por minha parte, tenho confiança de que temos jogadores suficientes para vencer jogos, jogar melhor, dar mais de nós mesmos e ter uma mentalidade mais ambiciosa, de acordo com o que representa este escudo. Até o último dia em que estiver aqui, vou lutar para que isso aconteça. Não tenho outro objetivo em mente”.
Ausências para amanhã
“Eu ia dizer que isso me facilita porque tenho que pensar menos. Temos confiança, é o que transmito aos meus jogadores. Este é o Real Madrid, não buscamos desculpas. Precisamos crescer diante das adversidades. Quero que os profissionais sejam observados quando as coisas ficam difíceis. Quando se vence e todos jogam bem, é muito fácil vestir esta camisa. Precisamos ser vistos agora. É nesses momentos que se vê se somos dignos de vestir esta camisa e este escudo”.
Desfrute no RM Play com todos os vídeos desta partida
Tratamentos de Bellingham e Mbappé
“Tudo relacionado às lesões tanto de Bellingham quanto de Mbappé está perfeitamente organizado pelos serviços médicos do Real Madrid e pelo departamento de preparação física. Estiveram em Londres e em Paris com profissionais do serviço médico do clube. Absolutamente tudo está supervisionado pelo Real Madrid”.
Explicação para a falta de regularidade
“O principal problema é que não é fácil. Também não tivemos tempo suficiente para trabalhar tudo o que gostaríamos. Em 50 dias, tivemos, seguramente, mais partidas do que treinamentos. A adaptação dos jogadores ao que pedimos está sendo como é. Precisamos ser capazes de ter mais regularidade no desempenho e não apenas nos resultados, que são muito importantes, mas também nas ideias que queremos ter em campo”.
Sobre Huijsen
“Com relação a Huijsen e Mastantuono sou muito claro. No caso de Mastantuono, o Juvenil A do Real Madrid está cheio de jogadores da sua idade. E Huijsen, que é um jogador internacional, poderia estar jogando no Castilla perfeitamente. Lembro quando chegou Vini Jr. e o que diziam dele, e veja onde está agora, com duas Ligas dos Campeões e sendo um dos melhores jogadores do mundo. Precisamos ter muita paciência com jogadores desse nível e potencial em relação ao que estão fazendo em sua primeira temporada no Real Madrid. Não é jogar em qualquer equipe, é jogar na mais exigente. Estão fazendo um grande trabalho e têm toda a minha confiança. Têm muitas capacidades e serão muito importantes, não apenas no futuro, mas também no presente. Gostaria muito que a torcida entendesse o que representa cada jogador, os apoiasse e exigisse trabalho e esforço. É um esporte de erros, e com certeza essas experiências os farão crescer. Grandes noites nos esperam com eles, e desde aqui dou todo o meu apoio e confiança”.
Falta de protagonismo de Brahim
“Não aconteceu nada. Certamente está jogando menos do que merece, e o responsável sou eu. Ele treina muito bem, não é necessário falar sobre suas condições nem sobre o que vinha fazendo com sua seleção, nem sobre o que fez durante tantos anos no Real Madrid. Tenho certeza de que posso aproveitar muito mais dele do que estou fazendo. É algo que está no meu débito, e vou me esforçar para que ele nos ofereça mais do que está oferecendo, porque tem capacidade para isso”.
Asencio e Alaba
“Alaba não estará disponível, Asencio acreditamos que sim. Se nem Alaba nem Asencio puderem jogar, um dos jogadores da base, como Diego Aguado ou Lamini, será escalado, mas acredito que Asencio estará disponível para a partida de amanhã”.
Aviso: Tradução gerada por inteligência artificial. Pode conter imprecisões.