“Só sei que dou a vida por esta camisola em cada jogo”
É um jogador polivalente com espírito de liderança dentro e fora do balneário. Essas características permitiram-lhe brilhar na filial madridista. Em 2005 capitaneou o Castilla e foi um dos elementos-chave na subida à Segunda Divisão. Um feito conseguido após 14 anos de espera.
Uns anos depois, assinou pelo Deportivo da Corunha mas a sua explosão como lateral deu-se no Liverpool. Graças às suas brilhantes actuações pelo conjunto inglês, Álvaro Arbeloa ganhou um lugar no Real Madrid e regressou àquela que sempre foi a sua casa.
A selecção espanhola também lhe bateu à porta. A sua primeira grande competição como internacional foi no Verão de 2008. Fez parte dos 23 jogadores que conquistaram o Europeu da Áustria e Suíça, tendo repetido a presença no Mundial de 2010 e no Europeu de 2012.
Arbeloa caracteriza-se por motivar os seus companheiros nas grandes finais. Na do Mundial elaborou um vídeo que mostrou o balneário horas antes do pontapé de saída e, tendo em conta o resultado, surtiu efeito.